Alerta alarmante!

Alerta alarmante! Você precisa se conscientizar disso e agir agora mesmo!

 

As doenças não contagiosas causam quase dois terços de mortes no mundo

O alerta vem do comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 16 de maio de 2012 e mostra o aumento muito preocupante das doenças crônicas: 1 em cada 3 adultos no mundo tem pressão alta, uma das causas de metade das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e doença do coração. E 1 em cada 10 adultos tem diabetes mellitus.

Outra doença que está intimamente ligada à diabetes é a obesidade que também foi destacada. Em muitas regiões do mundo a prevalência de obesidade dobrou entre 1980 e 2008. Hoje, cerca de meio bilhão de pessoas no mundo (12% da população mundial) são consideradas obesas. Em todas as partes do mundo, as mulheres são mais propensas à obesidade do que os homens e, portanto, possuem maior risco de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Alerta - Epidemia de Diabetes

No Brasil, um recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

A diabetes, se não for tratada, pode gerar várias complicações: doença cardiovascular (infarto e derrame), retinopatia diabética (que pode levar à cegueira irreversível se não for logo diagnosticada e tratada), insuficiência renal (que pode levar a um quadro de hemodiálise), impotência sexual, neuropatia diabética (que pode levar a amputação dos membros em casos extremos), entre outras. Em 2013, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estimou em 13,4 milhões de diabéticos.

As doenças crônicas atualmente causam quase dois terços (mais que a metade!) de todas as mortes no mundo.

Fontes: OMS, Portal da Saúde (SUS), Sociedade Brasileira de Diabetes.

 

Leia também:

OMS: diabetes afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo (Notícias e mídia – Rádio ONU)

Diabetes é maior causa de amputações no Brasil (Gazeta do povo)

Amputação do pé amedronta diabéticos; entenda (R7 Notícias)

Diabetes responde por 70% das amputações (Brasil Medicina)

Diabetes e acidentes são os maiores causadores de amputações no Brasil (ID.126)

Maioria dos casos de amputação de pernas e pés é por falta de cuidados com a diabetes (Sociedade Brasileira de Diabetes)

Diabetes responde por 70% das amputações (Brasil Medicina)

O vem a ser Neuropatia Diabética?

 
 

Espalhe saúde! Compartilhe!