DIABESIDADE = Diabetes + Obesidade

 

Diabesidade

Diabesidade é um neologismo que combina as palavras diabetes e obesidade. Essas duas doenças se tornaram uma epidemia por todo o Brasil e por isso um assunto de grande importância para todos nós.

 

Diabetes tipo 1 e tipo 2

Tipo 1 é quando as células beta do pâncreas sofrem danos e elas param de fabricar insulina. Isso ocorre geralmente na infância e infelizmente é um processo muito rápido.

Tipo 2 não é falta de insulina, é a dificuldade das células do corpo de terem uma reação a essa insulina.

 

Obesidade

No exemplo do vídeo, vimos que a diabetes e a obesidade caminham juntas afetando pessoas de todas as idades, trazendo à tona a problemática da diabesidade. Em outras palavras, que a obesidade de hoje pode se tornar a diabetes de amanhã ou, se preferir, que a diabetes de hoje provavelmente é uma consequência da obesidade de ontem.

 

A boa parte desta história

Temos, sim, a capacidade de assumir controle da situação e reverter este quadro com melhores escolhas: com uma boa reeducação alimentar e com uma boa orientação profissional e acima de tudo com interesse em continuar estudando e aprendendo mais sobre obesidade, síndrome metabólica, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes, inflamação. São vários conceitos de nutrição que vão ajudar a reverter esta tendência.

Derrube a crença de que para estarmos em forma é preciso ficar com uma barriga de tanquinho ou uma cinturinha de sereia. Emagrecer vai muito além de vaidade, de estética. Ficar em forma é ter qualidade de vida! É se cuidar para o futuro! Pense nisso!

 

Fonte: Wikipedia.

 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...