Retinopatia diabética

A diabetes é uma doença silenciosa, pois não manifesta nenhum sintoma na sua fase inicial, por isso ela é tão perigosa e que se não for tratada, pode trazer sérias consequências. É sempre recomendado que se faça exames periódicos.

Quem sofre de diabetes por muito tempo e não a mantém controlada, irá desenvolver a chamada retinopatia diabética. Para quem não sabe, ela pode chegar quando menos se espera porque ela é também silenciosa e chega sem sintomas e sem dor, mas pode levar a cegueira. Exames periódicos de fundo de olho podem detectar tal problema antes que a retinopatia possa evoluir e provocar danos maiores, podendo ser irreversíveis em determinados casos.

Um outro sintoma muito perigoso causado pela diabetes é a neuropatia periférica diabética ou simplesmente neuropatia diabética. Ela ocorre quando há uma lesão dos nervos periféricos responsáveis, dentre outras coisas, pela sensibilidade que nos faz distinguir o que é quente ou frio. Assim, o indivíduo pode não sentir dor alguma ao caminhar sobre a areia escaldante da praia, mas os pés com certeza vão sentir os efeitos. Quem sofre de neuropatia diabética está muito propenso em desenvolver feridas nos pés ou nas pernas principalmente. Se as feridas provocadas em pés diabéticos não forem tratadas, elas podem evoluir a um quadro de amputação parcial ou total do membro.

Você pode ver mais a respeito em duas reportagens do programa Bem Estar da rede Globo que mostram bem o que vem a ser a retinopatia e a neuropatia diabéticas:

1- Diabetes mal controlada aumenta o risco de problemas nos olhos e pés

2- Diabéticos sofrem com a falta de sensibilidade nos pés

 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...