Síndrome Metabólica

 

Entenda o que vem a ser Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica é um conjunto de fatores de risco que foram associados e identificados na qual uma doença causa a outra e também uma piora a outra e elas aumentam muito o risco cardiovascular. Para que a síndrome metabólica seja caracterizada há a necessidade da presença de pelo menos 3 das doenças abaixo:

1- A resistência à insulina ou pré-diabetes;

2- A obesidade abdominal (nos homens, cintura acima de 102 cm e nas mulheres, acima de 88 cm)

3- O HDL, conhecido também como colesterol bom, abaixo de 40 mg/dL

4- Triglicerídeos com índice muito alto

5- Hipertensão

A Síndrome Metabólica é uma doença inflamatória que predispõe o depósito de gordura nas artérias e que a resistência à insulina é o principal fator de risco. Então, para que a Síndrome Metabólica seja caracterizada basta ter resistência à insulina e mais duas doenças citadas anteriormente.

Há uma dificuldade da maioria das pessoas entender o que é a resistência à insulina. Não é porque o índice glicêmico esteja normal em jejum, em um exame de sangue normal, que quer dizer que o indivíduo não possua resistência à insulina. Para saber se existe uma resistência à insulina é necessário que se faça dois exames:

1- Dosagem de insulina

2- Teste de tolerância à glicose

A ingestão constante de açúcares refinados e a má alimentação são as causas de o pâncreas injetar uma quantidade excessiva de insulina no sangue e com o decorrer do tempo as células do corpo passam a ficar resistentes a esse excesso de insulina.

Há uma relação entre a quantidade de triglicerídeos e de HDL. Os triglicerídeos (que representam uma forma de armazenagem de energia) aparecem quando há a ingestão alta de glicose e quando este índice está alto, normalmente o HDL apresenta um valor baixo.

Os alimentos industrializados criados pela indústria alimentícia são feitos para viciar as pessoas, causar uma real dependência e ao mesmo tempo para serem saborosos. Para tanto, independente do alimento, ela usa muito sal, muita gordura e muito açúcar.

Os EUA proibiram o uso de gordura vegetal hidrogenada, também conhecida como gordura trans, que é muito inflamatória e predispõe a dislipidemia e uma série de doenças.

Muitas pessoas desconhecem que a obesidade é uma doença inflamatória. As células de gordura produzem uma série de hormônios (citocinas) que causam inflamação. Então, às vezes, o excesso de gordura pode levar a uma fibromialgia que pode se tornar crônica e levar a outras doenças.

 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...