Chá Verde Emagrece? Os 2 Mitos Desconhecidos

 

Chá verde emagrece? Os 2 mitos desconhecidos

 

Hoje nós iremos conversar sobre o famoso chá verde e a sua relação com o emagrecimento.

O que será que ciência do emagrecimento nos diz a respeito disso?

Será que realmente o chá verde acelera o metabolismo e ajuda o corpo a queimar gorduras?

Em poucas palavras: “O Chá verde emagrece ?”

Como você já deve ter visto aqui no blog, e até mesmo ficou um pouco chocada, quase tudo que se diz sobre nutrição são mitos, são mentiras, seja por atraso na busca de informações modernas ou por mitos “criados” para atender interesses econômicos (essa é a versão mais chocante que eu acho!).

Quando me refiro ao “atraso na busca de informações modernas”, quero dizer que SIM, nossa nutrição está desatualizada. Os nossos profissionais de saúde: médicos, nutricionistas e outros, infelizmente, ainda trabalham com uma ciência da década de 60! Além, é claro, dos interesses econômicos por parte de gigantes da indústria farmacêutica, alimentícia e a que chamo de indústria do emagrecimento.

Apesar de ser uma febre entre muitas pessoas que querem emagrecer com saúde, sinto dizer, mas chá verde não emagrece. Ele apresenta outros benefícios ao corpo, mas não no emagrecimento. Existem chás que emagrecem, quer dizer, que auxiliam no emagrecimento, acelerando o metabolismo.

O chá verde tem origem na planta chamada Camellia Sinensis que também dá origem ao chá preto e chá branco. Estes chás apresentam diferenças importantes entre eles porque depende muito da origem das plantas, do tipo de adubo que é usado e também da forma como são tratados para depois serem empacotados e industrializados.

Muitos desses chás por serem industrializados possuem até conservantes e toxinas, portanto, fique muito atenta ao rótulo! Caso contrário, você acabará não desfrutando dos benefícios do chá verde.

Tenha em mente que todo chá que você toma é um diurético. Diuréticos são todos tipos de líquidos que ingerimos e que fará com que você urine em maior quantidade, e no geral isso faz bem ao organismo, daí a importância de se ingerir uma quantidade adequada diária, seja de água, seja de chás.

 

Chá verde em cápsulas emagrece?

 

Vejo muito em sites e blogs sobre o chá verde em cápsulas, chá verde com colágeno, mas eu recomendaria ficar apenas com o chá verde tradicional. E o mais impressionante é que vejo recomendações sobre usar o chá verde em cápsulas acompanhado com dietas tradicionais (que já sabemos que não funcionam!). Tome muito cuidado com isso!

 

Os verdadeiros benefícios do chá verde

 

O principal princípio ativo do chá verde é um flavonoide chamado galatato de epigalocatequina (uau! um palavrão!). Foi feito um estudo sobre os seus efeitos sobre o metabolismo e na obesidade, mas não teve conclusão alguma.

Agora os efeitos antioxidantes dos flavonoides presentes no chá verde são conhecidos. Ele ajuda a prevenir a oxidação celular e até o envelhecimento. Ele ajuda também a combater os radicais livres que são causados pela inflamação.

Agora é claro que isso tem que estar associado a um estilo de vida saudável (diminuição do stress, atividade física alinhada com a boa ciência) e uma alimentação natural e saudável.

Entenda que o chá verde e outros chás possuem propriedades benéficas ao seu corpo, mas a questão de emagrecer é bem mais complexa e envolve muitos outros fatores. Portanto, com já disse, dizer que o chá verde emagrece é mais um mito.

 

Devo então beber chá verde?

 

Recomendo a utilização do chá verde pelos seus efeitos antioxidantes e diuréticos. Não para emagrecer. Mas fique atenta com relação à procedência e se realmente é Camellia Sinensis. Não deixe de ver o rótulo. Pois há muitos chás que levam o nome de chá verde e não são.

*Por motivos de proteção legal, apesar da formação médica do profissional, este conteúdo é apenas educativo. Não deixe de buscar orientação profissional.

 
 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...