Gordura Saturada e Insaturada (monoinsaturada e poli-insaturada)

 

Qual é a diferença de gordura saturada e insaturada?
O mínimo que precisamos saber sobre a diferença entre gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Pessoal, este é um dos vídeos básicos que nós vamos usar pra continuar o nosso estudo em vídeos futuros. Pra que a gente possa explicar a diferença entre gordura saturada e insaturada, primeiro temos que entender o que está por trás do nome “gordura saturada”. Saturado significa CHEIO. A gordura saturada está cheia do quê? Já vamos entender.

Vamos começar com a gordura INSATURADA, ou seja, aquela que não está cheia. Mas não está cheia de quê?

A gordura MONOINSATURADA tem uma ligação dupla entre dois átomos de carbono. Essa ligação dupla, pra quem lembra daquelas atividades da aula de química com as bolas de isopor e os palitinhos de fósforo, é um tipo de conexão que pode “soltar uma perninha” que deixa de ser uma ligação dupla e vira ligação simples, recebendo um átomo de hidrogênio na perninha solta. Essa ligação dupla dá uma leve encurvada no formato da molécula, ela fica se movendo mais e por isso tende a ficar em forma líquida em temperatura ambiente. É o caso do azeite de oliva. Monoinsaturada porque ela tem um ponto dentro da estrutura que ainda não está cheio e ainda pode receber um átomo a mais de hidrogênio.

E a gordura POLIINSATURADA? Ela tem mais de uma ligação dupla e também tem essa propriedade líquida e ela é até mais curvada: são os óleos de semente de girassol, de algodão, de milho. Óleo canola. Poliinsaturada. Ela tem vários pontos onde ainda não está cheia e pode receber hidrogênio.

Já a gordura saturada não consegue receber mais átomos de hidrogênio porque ela já está lotada, já está cheia… já está SATURADA. Ela não tem ligações de dois palitinhos. A molécula tem um formato mais reto e por causa disso as moléculas podem com mais facilidade se empilhar, se agrupar. Por isso a gordura saturada fica sólida em temperatura ambiente. É o caso da manteiga, da banha, da gordurinha lá do bacon.

Agora vem a parte importante: tem muita gente que tem a falsa crença de que é por isso que a gordura saturada entope o coração. Aliás, esse é um erro bem comum e é um dos mitos sobre a gordura saturada. Calma que não é bem assim.

Qualquer hipótese precisa ser demonstrada usando métodos científicos. Isso é medicina baseada em evidências. Ninguém deve aceitar a validade de uma hipótese de aterosclerose, de entupimento de vasos sanguíneos, usando uma analogia de quem joga gordura derretida de bacon dentro do ralo da cozinha. A gente até pode se inspirar em observações e bolar hipóteses pra investigar adequadamente com métodos científicos. Mas só a observação sozinha não permite concluir nada.

No próximo vídeo nós vamos te passar a resposta sobre a gordura saturada faz mal pro coração… e de onde surgiu essa hipótese.

 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...