Por Que Engordamos E O Que Fazer Para Evitar?

 

 

O livro de Gary Taubes

Será que as calorias são todas iguais? Não, de acordo com o livro “Por que engordamos e o que fazer para evitar” de Gary Taubes. Nele vamos aprender mais sobre o exagero no consumo de carboidratos, os picos de insulina e o que fazer para emagrecer.

No Brasil, quase metade da população já está acima do peso. Mas será que a culpa é só da comida em excesso e do comportamento sedentário? Afinal de contas, a explicação tradicional até agora nos remete à ingestão de uma quantidade maior de calorias daquela que efetivamente gastamos.

A questão não é quantidade de alimentos e sim a sua qualidade. Nele são explicados os problemas no nosso metabolismo por causa das nossas escolhas alimentares. Dependendo do que nós comemos, o nosso corpo entra no modo de armazenamento de gordura e por consequência faz com que nós comecemos a comer mais do que o necessário.

A ordem dos fatores deve ser corrigida: não é que nós engordamos porque comemos muito. Essa crença implica num tipo de solução que geralmente é difícil de implementar: se eu estou ingerindo mais do que eu estou queimando, então a resposta seria usar a força de vontade pra comer menos e fazer mais exercício.

Mas segundo a sua teoria invertida, o autor do livro diz que nós comemos muito por estar numa situação de desequilíbrio que nos faz engordar. Como assim? Existem situações em que o nosso corpo chega a um ponto de resistência à insulina. Ou seja, um nível elevado de insulina no sangue faz com que acumulemos gordura e fiquemos com muita fome. Em outras palavras: primeiro entramos num processo de obesidade e por causa disso começamos a comer mais.

A resposta para resolver esse problema, portanto, é corrigir o metabolismo, trocando a qualidade dos alimentos, ou seja, comer diferente para que naturalmente passemos a comer menos.

A sugestão do livro é reduzir os alimentos que causam um rápido aumento da insulina no nosso corpo, como por exemplo, o açúcar e o excesso de carboidratos principalmente os refinados.

 

Espalhe saúde! Compartilhe!

Você pode gostar...