Cuidados com o pé diabético
Consequências em pés e pernas de pessoas que não fazem um bom controle do diabetes
O pé diabético é o nome que damos aos problemas que surgem em pernas e pés das pessoas com diabetes. Após de um período de 10 a 20 anos com a doença, muitas pessoas passam a apresentar problemas de diminuição da circulação arterial e de sensibilidade em pés e pernas que é a neuropatia diabética.
A neuropatia diabética é uma complicação do diabetes e ela ocorre quando a doença não está controlada e esse é um dos principais motivos que tornam fundamental o controle glicêmico do diabetes porque além da neuropatia, o diabetes não controlado pode chegar a provocar outros problemas sérios envolvendo os olhos, a circulação e os rins.
Quando as taxas de glicose no sangue permanecem altas por muitos anos podem causar neuropatia em pés e em pernas. E a pessoa com diabetes passa então a ter formigamento, dor e queimação nos pés e pernas, além de fraqueza nas pernas. Normalmente a pessoa com diabetes só se dá conta da lesão dos pés e pernas quando ela já está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida ou uma infecção o que torna o tratamento mais difícil devido aos problemas de circulação no local.
Os sintomas da neuropatia que são observados em pernas e pés são:
1- formigamento;
2- agulhadas;
3- queimação;
4- dormência;
5- fraqueza nas pernas
E esses sintomas podem ser piores à noite ao deitar.
Neste vídeo, o médico endocrinologista, Dr. Walter Minicucci, da Sociedade Brasileira de Diabetes, dá dicas simples, porém importantes para os cuidados que as pessoas diabéticas precisam ter com os seus pés.
Links: Dr. Walter Minicucci, Sociedade Brasileira de Diabetes.