O que é colesterol?
Cuidado com colesterol!
Você provavelmente já deve ter escutado isso, não é?
O colesterol geralmente é apresentado como algo para ser reduzido, controlado, como se fosse um tipo de inimigo dentro do nosso corpo!
Tem gente que acha que o colesterol é um tipo de ferrugem que as nossas artérias vão acumulando.
Os medicamentos para abaixar os níveis de colesterol, que são as estatinas, estão entre os remédios mais vendidos no mundo.
Qual é a sua opinião a respeito do colesterol?
Será que para viver bem precisamos sempre abaixar os níveis de colesterol?
O colesterol compõe um papel vital para o ser humano, pois é ele está nas membranas das células, ou seja, ele controla o que entra nelas e o que sai delas; ele também é responsável pelo metabolismo dos hormônios sexuais; além de tudo isso ele ainda compõe a formação do nosso cérebro.
Apesar de todas essas funções, o colesterol foi encontrado como um dos componentes das placas ateroscleróticas por pesquisadores que estudavam a aterosclerose. E daí, foi presumido que o colesterol era o principal culpado nas doenças do coração em meados da década de 30 do século passado. Na verdade, as doenças cardíacas são muito complexas e hoje sabemos que não dá para comparar o corpo humano altamente complexo com uma tubulação de PVC que pode ficar entupida. Só que lá em 1930, a imagem do colesterol acumulando nas veias era muito forte e muito fácil de entender e a população estava sedenta por uma explicação.
Um pesquisador chamado Jeremiah Stamler disse que o colesterol era uma espécie de uma “ferrugem biológica” que poderia se espalhar e impedir o fluxo de sangue igual no encanamento. Isso foi em 1930! Até hoje, existe gente dizendo que o colesterol entope as artérias igual à gordura derretida que é jogada no ralo de cozinha!
O que é importante ficar na mente é que o colesterol compõe as membranas das nossas células e principalmente ele é produzido internamente dentro do nosso corpo.